quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sessão Especial na Câmara: Semana Nacional de Trânsito

Aline Oliveira, vereadora
Provocada e presidida pela vereadora Aline Oliveira,  a Câmara Municipal de Lauro de Freitas realizou ontem, dia 18, Sessão Especial dando início à abertura da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), com a presença de gestores e autoridades municipais e estaduais diretamente envolvidos com o tema, além de representantes da sociedade civil. 

Olinto Borri, diretor do Ciretran L. Freitas
Com o tema: "Álcool, outras drogas e a Segurança no Trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas", definido pelo CONTRAN para a década compreendida entre 2011-2020, o Cap. PM Olinto Borri, diretor da CIRETRAN de Lauro de Freitas, preferiu palavras de reflexão que fez com que todos percebessem suas responsabilidades individuais para contribuir com o coletivo, não obstante formam o trânsito propriamente dito. 




Olinto também ratificou a primordial necessidade de manter o setor de Educação para o Trânsito, que nos últimos cinco meses, através da experiente pedagoga do Detran Maria José e o Coordenador de Educação para o Trânsito do município, Álvaro Oliveira, já foram contempladas 12 escolas públicas e municipais, alcançando mais de 1.100 crianças. "A educação é o primeiro passo para tudo, e no trânsito não é diferente". Na oportunidade da sessão, Olinto entregou as três primeiras Carteiras de Habilitação (CNH) 100% lauro-freitense. 

Moysés Mustar, secretário SETTOP
Durante a sessão, vimos um balanço de oito meses da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), comandada pelo Secretário Moysés Gomes Mustar. Segundo informações de Mustar, os acidentes de trânsito ceifam mais vidas que os crimes de homicídios no país. Dados assustares apontam que em 2012 as estatísticas superaram 50 mil mortos. O secretário também frisou que os pilares do trânsito são a educação, engenharia e fiscalização Através de slides, foram apresentados ações realizadas, como intervenções em vias críticas, asfaltamento e sinalização horizontal que acontecem em toda a cidade de forma contínua, remoção, em parceria com o guicho do Esquadrão Águia, de veículos abandonados em logradouros públicos, e também projetos de engenharia que agilizarão a viabilidade e acessibilidades no município de Lauro de Freitas.  Entre os projetos a serem aprovados para a cidade, está a criação de uma Escola Pública de Trânsito, para dar oportunidade aos que precisam, mas têm dificuldades financeiras de frequentar uma auto-escola. 

O Cap. PM Roberto Castro, comandante da base da Polícia Rodoviária Estadual  da Estrada do Côco, apresentou informações preocupantes. "De todos os  acidentes da rodovias estaduais da Bahia, 482 deles, equivalentes a 40%, aconteceram nos 7 (sete) primeiros quilômetros da BA-099, que compreendem  justamente a área de Lauro de Freitas, do aeroporto à ponte do Terminal  Turístico", disse.

Ten. PM Claudio Araújo, 52ª CIPM
Com base em um dos pilares do trânsito, a 52ª CIPM, sob comando do Maj. PM Marcelo Grun, a polícia militar já abordou só nestes últimos oito meses mais de 12.000 veículos de duas rodas (motos) e mais de 60.000 automóveis. Das motos abordadas mais de 11% delas foram conduzidas ao pátio do Ciretran por irregularidades.  

Drª. Lígia Maia, Sociedade Civil
Representantes da sociedade civil não pouparam críticas ao governo, queixando-se da falta de acessibilidade em alguns trechos da cidade para pedestres e principalmente para cadeirantes ou portadores de alguma necessidade física. A advogada dra Lígia Maia mencionou a necessidade de maior análise dos processos de liberação de empreendimentos residenciais e comerciais, visando, com responsabilidade, o impacto que cada um deles afeta ao trânsito da região. E que se construam novas vias para suportarem tal demanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário